Liderança e Comunicação na Gestão de Equipas em Sistemas Híbridos de Trabalho
50 horas
B-Learning
a definir
Pós-laboral

Apresentação do curso

  • Fruto da pandemia e da evolução tecnológica, o ambiente de trabalho mudou e a gestão das equipas também. Agora, mais do que nunca, é necessário desenvolver competências de liderança e de comunicação adequadas aos novos tempos.
  • A utilização das mesmas estratégias de liderança e de comunicação já não garantem o sucesso das equipas, logo são necessárias novas abordagens ajustadas à nova realidade das empresas.
  • Esta especialização procura de uma forma prática abordar vários aspetos da liderança e da comunicação que promovem o desenvolvimento de equipas de elevado desempenho, nomeadamente em sistemas hibridos de trabalho.

Objetivos do curso

  • Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação em equipas virtuais.
  • Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.
  • Desenvolver estilos de liderança adequados aos novos contextos de trabalho.
  • Comunicar e acompanhar o trabalho das equipas virtuais
  • Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
  • Avaliar a equipa e os resultados do seu trabalho

A quem se dirige

  • Pessoas empregadas (exceto Administração Pública e Profissionais Liberais) com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano.
  • Os trabalhadores, independentemente do seu nível de proficiência digital:
    • de empresas que integrem as organizações associadas das confederações patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social;
    • filiados em organizações sindicais associadas de confederações sindicais com assento na Comissão permanente de Concertação Social;
    • das entidades da economia social;
    • de quaisquer outras entidades empregadoras*.
  • São considerados prioritários os trabalhadores que se encontrem numas das seguintes situações:
    • que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;
    • que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital (QDRCD);
    • que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
    • do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho.

Plano de estudos

MódulosHoras
Inteligência emocional e criatividade
Gestão orientada para os resultados e para as pessoas
Técnicas de motivação e dinamização de equipas virtuais
  • Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
  • Orientação da equipa para a mudança
Liderança e a comunicação ajustada aos contextos híbridos de trabalho
  • Funções e atitudes de comunicação
  • Liderança versus poder
  • Funções de liderança
  • Delegação
Comunicação nas equipas de trabalho
  • Estilos comunicacionais
  • Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
  • Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa
  • Comunicação com assertividade na liderança
  • Organização do trabalho de equipa
  • Avaliação da equipa
Grupos e liderança
  • Sistemas híbridos de trabalho
  • Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
  • Competências necessárias à coordenação de equipas virtuais
  • Estruturação e desenvolvimento das equipas
  • A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa
  • Estratégias e ferramentas de mobilização da equipa para um desempenho de excelência
  • Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa

Investimento

Descrição

Candidatura
Propina

Valor

40€
363,00€ (121,00€ x 3 meses)
  • 10% para antigos alunos e Entidades protocoladas
  • 5% pronto pagamento (acumulável com o desconto anterior)

Pré-inscrição

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