Criatividade, Inovação e Inteligência Artificial
25 horas
B-Learning
abril
Pós-laboral (6feira 19:00-23:00 e sábado 9:00 – 13:00)

Apresentação do curso

Este curso é para todos aqueles que querem desenvolver o seu potencial criativo e da sua empresa. Mais do que saber a importância da criatividade e da inovação no trabalho, é importante desenvolver os conhecimentos e praticar o pensamento criativo. Para tal, este curso vai abordar as técnicas de criatividade e a resolução criativa de problemas e utilizando a inteligência artificial, para depois serem aplicados em processos de inovação e integrados nos modelos de negócio das empresas.

É, por isso, uma formação inovadora pelos seus conteúdos e pelas metodologias e ferramentas utilizadas que o ajudarão a desenvolver a inovação na sua empresa.

No final do curso, os formandos obtêm um certificado de formação profissional (DGERT).

Formador

Daniel Lança Perdigão

É Consultor em Inovação, Comunicação e IA, e Formador e Professor nas áreas de Inovação, Comunicação, Desenvolvimento pessoal, Organização Pessoal e do Trabalho, entre outras.

  • É co-fundador e sócio da UpSideUp (2011), o seu terceiro projeto empresarial.
  • É Head of OGIN – Innovation Network, uma rede global de inovação, sedeada no UK.
  • É membro ativo do PMI - Project Management Institute.
  • É membro ativo do IFVP – International Forum for Visual Practitioners (ex-Member of the Board).
  • É Professor convidado no ISCTE Executive Education, na Católica Lisbon e no ISLA Leiria.
  • Com mais de 40 anos de experiência profissional, foi Diretor de Vendas, Consultor ou Gestor de Clientes em diversas empresas, de que destaca Prológica, Computerland, Compaq, Oracle e SAP Portugal.
  • Estudou Tecnologias de Informação nos anos 80, junto da IBM Portugal.
  • Estudou Gestão de Empresas, na Universidade Aberta e fez uma pós graduação em Gestão da Inovação e Empreendedorismo, na Católica Lisbon School of Business and Economics.
  • Fez vários cursos em diversas escolas e universidades, de que destaca: Artificial Intelligence na Udemy e na Eduonix, Design Thinking na Universidade da Virginia, Gamification na Universidade da Pensilvânia, Artificial Intelligence na Udemy e na Eduonix, Graphic Design e Comics na CalArts e CCA respetivamente, ambas na California.
  • Tem ainda formação como Master & Trainer em Programação Neuro-linguística e como Master Business & Management Coach, pelo European Coaching Association e é especialista certificado em inovação e mapas mentais pela Open Genius e pela ThinkBuzan, no UK.

Objetivos do curso

  • Identificar oportunidades de inovação e criatividade com a ajuda da IA: Reconhecer as necessidades de inovação ou criatividade no ambiente de varejo, utilizando ferramentas e insights proporcionados pela inteligência artificial.
  • Compreender o tipo e o momento adequado para inovação assistida por IA: Desenvolver uma compreensão de quando e que tipo de inovação (produto, serviço ou processo) é necessária, com ênfase na aplicação eficaz da IA para atender a essas necessidades.
  • Analisar o mercado e clientes utilizando IA para inovações direcionadas: Aprimorar a habilidade de analisar o mercado e compreender as necessidades dos clientes utilizando dados e ferramentas de IA, para inovar de maneira mais precisa e eficaz.
  • Tornar-se um membro de equipe mais eficiente e criativo com habilidades em IA: Aprender a ser um colaborador mais útil, criativo e organizado dentro de uma equipe, utilizando habilidades em IA para melhorar a colaboração, a geração de ideias e a execução de projetos.
  • Explicar e aplicar conceitos de criatividade, inovação e IA aos colegas: Ser capaz de transmitir conhecimentos sobre criatividade, inovação e inteligência artificial, bem como as metodologias utilizadas no programa, aos colegas ou colaboradores, promovendo uma cultura de inovação orientada pela IA na organização.

A quem se dirige

  • Pessoas ou profissionais na inovação de conceitos, formas de trabalhar, processos, criação de produtos ou serviços ou na resolução de problemas de formas diferentes das habituais.
  • Gestores de empresas, diretores ou líderes de equipas, em qualquer nível hierárquico e em qualquer ramo de atividade, quer na indústria como em empresas de prestação de serviços.

Plano de estudos

Pensamento criativo e inteligência artificial (IA)
  • O que é a criatividade?: Integração de exemplos de como a IA está a moldar novas formas de criatividade.
  • Tipos de criatividade e IA: Exploração de criatividade assistida por IA e criatividade gerada por IA.
  • Ferramentas para a criatividade com IA: Introdução a ferramentas de IA que fomentam a criatividade
  • Brainstorming e suas variantes com apoio de IA: Utilização de plataformas de IA para brainstorming e geração de ideias.
  • Diversas formas de pensamento criativo impulsionadas por IA: Estudo de caso de como a IA pode expandir o pensamento criativo.
Inovação aplicada com inteligência artificial (IA)
  • Introdução à inovação e ao uso de IA como suporte
    • Introdução ao conceito de inovação.
    • Exploração de diversas ferramentas de IA, como ChatGPT, Dall-E, Midjourney, AYOA e outros, para suporte à inovação.
  • Mapas mentais e IA aplicados
    • Introdução ao conceito de mapas mentais.
    • Como a IA pode melhorar a utilização de mapas mentais na inovação (AYOA).
  • Pensamento crítico na era da IA: Abordagem crítica das capacidades e limitações da IA na inovação.
  • Resolução de problemas assistida por IA: Casos práticos de resolução de problemas utilizando IA.
  • Análise e processo de inovação com IA: Integrar IA no processo de análise e inovação.
  • Colaboração e IA para inovação: Utilização de plataformas colaborativas baseadas em IA para inovação conjunta.
Design Thinking e Inteligência Artificial
  • Introdução ao Design Thinking e integração de IA
    • Introdução ao Design Thinking
    • Como a IA pode ser utilizada no apoio ao processo de Design Thinking.
  • Service Design e IA: Exploração de novos modelos de serviços. O que pode ser impulsionado com o suporte de aplicações de IA.
  • Inovação focada nas pessoas: Como entender melhor e atender às necessidades dos utilizadores e em que a IA pode ajudar.
  • Novos modelos de negócio
    • Estudo de modelos de negócio inovadores e o BMC – Business Model Canvas.
    • Como a IA pode apoiar no desenvolvimento de modelos de negócio.
  • Visualização e ferramentas de IA
    • Ferramentas de visualização de dados e prototipagem rápida.
    • Protótipos testados com IA.
  • Empatia e IA: Explorar como a IA pode ajudar a entender melhor os clientes.
  • Desafios, ideias e soluções com IA: Aplicar a IA para gerar ideias e testar soluções.
  • Implementação de inovações com IA: Estudos de caso de implementação de produtos, serviços ou processos inovadores com a ajuda da IA.
Projetos individuais e em grupos com IA

Desenvolvimento de projetos que integrem criatividade, inovação e IA, tanto individualmente como em grupos.

Investimento

Descrição

Candidatura
Propina
Nota: Os valores apresentados não incluem o IVA

Valor

40€
399€ (133€ x 3 meses)
  • 10% para antigos alunos e Entidades protocoladas
  • 5% pronto pagamento (acumulável com o desconto anterior)

Pré-inscrição

Gostavas de partilhar este curso?