
No dia 6 de fevereiro de 2025, o Seminário do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, sob o tema ‘Literacias Transversais e Novos Desafios no Ensino’, contou com a participação especial da Mestre Ana Filipa Joaquim, em representação do projeto Finances4Youth, desenvolvido pela ETACADEMY e a Universidade de Oradea, na Roménia.
O evento, que reuniu académicos, investigadores e futuros docentes da área da Economia e Contabilidade, destacou a importância das literacias financeiras e digitais na educação do século XXI. Ana Filipa Joaquim apresentou o impacto do Finances4Youth, um projeto inovador que visa promover a literacia financeira entre os jovens, preparando-os para uma gestão mais consciente e sustentável das suas finanças pessoais.
Durante a sua intervenção, a Mestre Ana Filipa Joaquim enfatizou os desafios que os professores enfrentam na abordagem da literacia financeira nas escolas e como as ferramentas inovadoras podem ser integradas no ensino para tornar o tema mais acessível e envolvente para os estudantes. A apresentação gerou um debate enriquecedor entre os participantes, reforçando a necessidade de estratégias pedagógicas adaptadas à realidade económica e social atual.
O Seminário do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade reafirmou, assim, a sua missão de promover o diálogo entre teoria e prática, incentivando a adoção de novas metodologias de ensino que preparem melhor os alunos para os desafios económicos do futuro.
Um agradecimento à Ana Filipa Joaquim e à Instituto de Educação pela oportunidade de apresentar o nosso projeto.
Mais informações sobre o projeto podem consultar a plataforma Finances4Youth.