A educação financeira deverá acontecer desde a idade escolar, porém nos currículos formais das disciplinas, quando existe, esta temática é abordada de forma superficial.
Num país onde a baixa literacia financeira tem um sério impacto nos orçamentos das famílias, importa consciencializar e dotar os jovens de conhecimentos que transponham para a sua vida adulta. Segundo os dados oficiais do Banco Central Europeu (BCE), em 2020, Portugal ocupava a última posição de literacia financeira, em 19 países da Zona Euro. Relativamente a dados nacionais, o Banco de Portugal, em 2022, concluía que a dívida das Famílias havia sofrido um aumento exponencial.
Nasce, assim, a necessidade de se criar uma metodologia de aprendizagem, através de jogos, e dinâmicas assentes em storytelling que refletem a realidade da vida adulta, de forma a fomentar a consciencialização dos jovens para os conceitos básicos ligados a despesas, receitas, poupança e crédito. Pretende-se que os jovens adquiram conhecimentos respeitantes às suas escolhas de consumo e ao orçamento familiar e que estes sejam internalizados e aplicados ao longo da vida.
O projeto Finances4Youth desenvolvido pela ETACADEMY – Executive Training Academy em parceria com a Universidade de Oradea, na Roménia, tem como objetivo desenvolver uma plataforma digital para apoiar a formação dos jovens, quer em contexto escolar através dos professores, quer por iniciativa própria. A metodologia da Finances4Youth não se circunscreve à sala de aula, pois conta com o apoio de uma plataforma digital onde individualmente os jovens podem adquirir os conhecimentos das diferentes temáticas relacionadas com a literacia financeira, bem como, praticar, através de simuladores, as escolhas referentes ao consumo e aplicações financeiras.
“Tenho aplicado, ao longo da minha carreira de docente, exercícios de simulação referentes à gestão familiar e os resultados, nos alunos do secundário, foram bastante interessantes. Os alunos e alunas são desafiados, durante um mês, a gerirem um lar mediante rendimentos e desafios previamente estabelecidos, no final terão de apresentar um documento onde estão explicitas o seu planeamento e saldo orçamental familiar”, explica a professora Ana Filipa Joaquim, mentora e responsável pelo desenvolvimento da formação e dos conteúdos da plataforma.
O público-alvo deste projeto são os alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, no entanto, a metodologia permitirá o ajuste ao público-alvo e a definição de recursos e ferramentas a utilizar por cada um dos professores ou formadores. Estes já tiveram a oportunidade de desenvolver competências para a educação financeira dos jovens. A ETACADEMY já promoveu duas ações de formação gratuitas para professores, sobre Metodologias Ativas para a Educação Financeira dos Jovens. Estas ações foram promovidas para professores portugueses e romenos. O objetivo da formação é compreender os objetivos e a metodologia utilizada de forma a ser aplicada nas suas salas de aula para uma melhor e maior aquisição de conhecimentos por parte dos jovens. Nesta metodologia, ‘a plataforma digital é uma ferramenta pedagógica essencial para o sucesso da aprendizagem dos jovens’, acrescenta a coordenadora do projeto, Ana Diogo.
O projeto Finances4Youth é liderado pela ETACADEMY – Executive Training Academy e a equipa é constituída pela Ana Diogo, a Ana Filipa Joaquim, responsável pela área da formação e desenvolvimento de conteúdos, a Cristina Dogot e a Mariana Buda, ambas responsáveis pelas atividades desenvolvidas na Roménia. O Finances4Youth conta ainda com a consultoria da investigadora Paula Figueiredo, que é também a Diretora da ETACADEMY. Segundo ela, ‘a educação financeira é a chave para um futuro de liberdade e prosperidade de um individuo, de uma sociedade e de um país’. Neste sentido, estão também a ser desenvolvidos esforços para alargar o projeto a Cabo Verde com o apoio da Professora Elisa Silva, Pró-Reitora da Universidade Lusófona de Cabo Verde, onde já foi medido também o nível de literacia financeira dos jovens.
Brevemente, serão divulgados os dados da análise do nível de literacia financeira dos jovens em ambos os países.
Direção da ETACADEMY – Executive Training Academy