Blog
Portugal: A maioria dos trabalhadores está em quiet quitting, mas há esperança
photo-of-people-sitting-near-wooden-table-3182796

O State of the Global Workplace: 2023 Report da Gallup, através de uma pesquisa a mais de 160.000 funcionários em 116 países, fornece um retrato do estado atual da força de trabalho.
O relatório constata que o envolvimento dos trabalhadores melhorou significativamente em 2022, subindo de 20% em 2020 para 23% em 2022. No entanto, a maioria dos trabalhadores em todo o mundo (59%) ainda se encontra em demissão silenciosamente (quiet quitting), o que significa que fazem o mínimo exigido e não estão emocionalmente envolvidos no seu trabalho. É preocupante porque este indicador piorou face a 2021.

O stress no trabalho permaneceu no nível mais elevado desde que o estudo é realizado, rondando os 44% dos trabalhadores que relatam sentir stress com frequência ou sempre.

Relativamente às oportunidades de emprego, em 2022, 53% dos trabalhadores consideram uma boa altura para procurar emprego. Um aumento de 7% face a 2021.

Em Portugal, os resultados seguem a mesma tendência, destacando-se que:

  • Apenas 19% dos trabalhadores estão envolvidos no seu trabalho, o que é ligeiramente abaixo da média global de 23%.
  • 43% dos trabalhadores sentem stress no trabalho com frequência ou sempre. É um valor ligeiramente abaixo da média global de 44%.
  • 44% dos trabalhadores procuram ativa ou passivamente um novo emprego.

O relatório sugere que os empregadores portugueses se concentrem em melhorar o engagement dos trabalhadores e promovam práticas que reduzam o stress no trabalho. As empresas têm de se preparar rapidamente, pois os trabalhadores procuram novas oportunidades de emprego, logo os empregadores têm um grande desafio pela frente de atrair novos talentos e reter os bons trabalhadores.

Os empregadores portugueses necessitam de apostar na criação de locais de trabalho mais atraentes e produtivos. Algumas dicas a seguir são:

  • Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
  • Criar um ambiente de trabalho positivo e de apoio.
  • Promover o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos trabalhadores.
  • Oferecer salários e benefícios dignos.

O que pensa sobre estes resultados do relatório para Portugal?

Mais informações sobre o State of the Global Workplace: 2023 Report

Formações Modulares →