Blog
Stress no trabalho: a combinação perigosa
Close up of young group of startapers sitting in library making research about future tem project, looking through graphics on laptop, writing new ideas.Business, teamwork concept

Todos os estudos mostram que a Saúde mental no local de trabalho é um desafio global e as partes envolvidas têm de estar cientes dos fatores de risco para tomarem medidas para os mitigar. Todos têm de estar envolvidos para prevenir uma série de doenças físicas e psicológicas como por exemplo a depressão, ansiedade, doenças cardíacas.

No estudo Workplace Mental Health & Well-being (2022), são identificados fatores que combinados podem conduzir o stress no contexto organizacional.

  1. Carga de trabalho elevada
  2. Horários imprevisíveis
  3. Autonomia limitada
  4. Longas horas de trabalho
  5. Trabalho por turnos
  6. Estilos de liderança
  7. Conflitos vida pessoal e profissional
  8. Falta de apoio dos colegas e chefia
  9. Condições físicas de trabalho
  10. Assédio Moral
  11. Mobbing
  12. Cultura Organizacional
  13. Regime de Trabalho (remoto, híbrido, presencial)

Se os trabalhadores têm de estar atentos à sua saúde e solicitar ajuda sempre que necessário. As organizações têm também de contribuir para a saúde mental dos seus trabalhadores, criando um ambiente de trabalho positivo e saudável, oferecendo apoio e promovendo uma cultura baseada no bem-estar no trabalho.

O desafio para os empregadores é desenharem programas de bem-estar credíveis, acessíveis e que preservem as suas pessoas. A ETACADEMY pode ajudar através do nosso Programa Happiness & Wellbeing for the people.

Contacte-nos. Estudos importantes – Workplace Mental Health & Well-being (2022), Deloitte – Mental health and well-being in the workplace (2022)

Formações Modulares →